Skip to main content

O que Faz Bem ao Coração, Faz Bem ao Cérebro

Por Elizabeth Ward, MS, RD

Sabia que adotar um estilo de vida saudável para o coração também traz benefícios cognitivos? Cuidar do coração e do cérebro pode ter efeitos positivos a longo prazo para a saúde, que o ajudarão à medida que envelhecer.

woman drinking green smoothie

A cada segundo do dia, e sem qualquer aviso, o seu coração mantém-no vivo e a bombear sangue para onde precisa. O cérebro controla todas as funções corporais voluntárias e involuntárias, ajuda-o a resolver problemas e a recuperar memórias, entre muitas outras tarefas.

Um músculo cardíaco forte e vasos sanguíneos saudáveis são essenciais para a saúde do coração. O mesmo vale para o cérebro. Todas as células precisam de oxigénio, que é transportado pela corrente sanguínea. Quando o sangue que flui para o coração é interrompido, ocorre um ataque cardíaco. Quando acontece no cérebro, designa-se de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Objetivo: Prevenir a formação de placas (ateromas)

Prevenir a acumulação de placas de aterosclerose é uma das melhores formas de ajudar o coração e o cérebro. As placas são tipicamente uma mistura de gordura, colesterol e outras substâncias,  que podem estreitar as artérias ao ponto de restringir severamente o fluxo sanguíneo ou de o interromper por completo. Além disso, se um pedaço de placa se soltar e viajar pela corrente sanguínea, pode causar um bloqueio nas artérias que alimentam diretamente o coração ou o cérebro.

 

Como apoiar a saúde do cérebro e do coração

Aqui está o que pode fazer para ajudar a proteger o seu coração e o seu cérebro.

Mantenha a pressão arterial controlada. A pressão arterial alta faz com que o coração trabalhe mais, causando pequenas fissuras nos vasos sanguíneos, que resultam em tecido cicatrizado capaz de agarrar os compostos que levam à acumulação de placas. Além disso, a pressão arterial alta descontrolada está fortemente associada ao desenvolvimento de AVCs.

Mantenha níveis saudáveis de colesterol e triglicéridos. O colesterol e os triglicéridos (gordura) em excesso na corrente sanguínea, podem acumular-se nos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue rico em oxigénio para o cérebro, coração e outros órgãos. 

Faça exercício físico. A atividade física regular ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta, colesterol alto e aparecimento de um ataque cardíaco repentino. A maioria dos adultos saudáveis deveria praticar cerca de 150 minutos de exercício moderado, como andar rápido, andar de bicicleta, praticar desporto ao ar livre ou no ginásio, todas as semanas. 

Obtenha um peso saudável. Quilos a mais, obrigam o coração a se esforçar mais para bater mais vezes. Pesar demasiado também aumenta o risco de acidente vascular cerebral, pressão arterial elevada e niveís altos de triglicéridos no sangue. 

Além disso, nem todas as gorduras são más. Na verdade, precisamos de gorduras saudáveis para preservar a saúde cerebral. Existem dois tipos de ácidos gordos ómega-3 que suportam a saúde do cérebro e do coração: o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). Ambos ajudam a baixar os níveis de triglicéridos no sangue, bem como aumentam os níveis de HDL e reduzem os níveis de colesterol LDL. 

Ria-se mais vezes. Aproveite para rir todos os dias. O riso é realmente o melhor remédio como o velho ditado diz - por uma boa razão. Quando ri, todo o seu sistema circulatório fica energizado e envia 20 por cento mais sangue através do seu corpo - graças ao facto do revestimento das paredes dos vasos sanguíneos relaxarem e se expandirem1. Este aumento de fluxo sanguíneo, permite que haja maior bombeamento de sangue oxigenado para o coração e para todo o corpo - reduzindo o stress durante este processo. 

Antes de iniciar qualquer novo regime saudável, deverá consultar o seu médico e fazer exames regulares para controlar a saúde do seu coração e cérebro. Estes órgãos trabalham arduamente para o manter em movimento e a pensar todos os dias - toma conte deles e eles tomarão conta de si. 

Com o contributo de Elizabeth Ward, M.S., R.D., escritora e consultora de nutrição especializada em nutrição familiar, saúde da mulher e controlo de peso.

young woman tossing hair

Não sabe que Centrum escolher?

Escolha o seu Centrum