Estratégias de Apoio à Saúde Mental
Por Valerie Latona
Quando entra em modo de férias, o seu cérebro faz uma pausa muito necessária, do trabalho ou da escola. Mas depois das férias, vai querer que o seu cérebro volte ao ativo a 100 por cento. Aqui estão algumas estratégias para apoiar a sua capacidade de se concentração, memória e raciocínio.
Manter uma boa saúde
Se há um órgão importante, é o cérebro. O cérebro resolve problemas, armazena e recupera memórias, comanda o seu corpo para respirar, piscar os olhos, digerir comida, e muito mais.
Proteger o seu cérebro mantendo uma boa saúde, em geral, também pode contribuir muito para a saúde do coração. Estudos demonstraram que manter um controlo de fatores de risco ligados a doenças cardíacas, incluindo obesidade, hipertensão arterial e diabetes, ajuda a preservar a função cerebral.
O exercício físico regular também promove o "fitness" cerebral. Os adultos fisicamente ativos são menos propensos a sofrer declínios cognitivos relacionados com a idade como, capacidade de raciocínio, aprendizagem e julgamento. A maioria das pessoas saudáveis precisa de pelo menos 150 minutos, por semana, de atividade física de intensidade moderada, como caminhadas rápidas1.
Nutra a sua mente
Uma dieta equilibrada, com o número certo de calorias, ajuda a reduzir o risco de desenvolver condições que podem prejudicar o cérebro. Exemplos de nutrientes que apoiam a saúde cerebral, são:
- Antioxidantes: A Vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células cerebrais reduzindo os danos provocados pelos radicais livres - formas nocivas do oxigénio, formadas no corpo. Os radicais livres são responsáveis pelo stress oxidativo, que afeta a saúde cerebral.
Enquanto os investigadores continuam a estudar o papel dos antioxidantes, uma coisa é certa: é importante para a nossa saúde satisfazer os níveis recomendados de ingestão diária de Vitamina C, e adquirir outros benefícios dos antioxidantes, abundantes em frutas, legumes e cereais integrais.
- Vitaminas do Complexo B: Várias Vitaminas do Complexo B ajudam a apoiar a função cerebral. Por exemplo, a tiamina e a riboflavina estão envolvidos na atividade do sistema nervoso central, e o ácido pantoténico participa na produção de acetilcolina, um químico cerebral que ajuda as células cerebrais a "comunicar" entre si.
Estudos demonstraram que uma deficiência em Vitamina B12 pode levar à fraqueza muscular, problemas de visão e distúrbios de humor. As pessoas com mais de 50 anos podem não absorver a mesma quantidade de Vitamina B12, através dos alimentos, como os mais jovens, e as pessoas que evitam produtos animais podem ter uma ingestão inadequada de Vitamina B12. Procure alimentos fortificados e suplementos alimentares para ajudar a satisfazer as necessidades de Vitamina B12.
- Ácidos Gordos Ómega-3: Os Ácidos Gordos Ómega-3 suportam a estrutura das membranas das células cerebrais. Frutos do mar são uma excelente fonte destas gorduras insaturadas, saudáveis para o coração. Se evitar determinados alimentos na sua dieta, como peixe, poderá não cumprimir com as recomendações de ingestão diária de gorduras ómega-3. Um suplemento alimentar rico em ómega-3 poderá ser uma opção.
- Água: A desidratação pode arruinar a sua capacidade de concentração e causar confusão. É sempre uma boa ideia hidratar-se bem. A ingestão diária recomendada de fluidos varia de pessoa para pessoa, mas não é má ideia levar sempre consigo uma garrafa de água e lembrar-se de enchê-la.
A par destas vitaminas e minerais essenciais, uma dieta saudável para o cérebro também deve ter uma boa quantidade de proteína presente na carne, aves, peixe, ovos e produtos de soja, se fizer uma dieta à base de alimentos de origem vegetal. A proteína apoia a saúde cerebral fornecendo aminoácidos que contribuem para o sistema nervoso central e a produção de neurotransmissores e neuromoduladores, no cérebro.
O cérebro é o processador central de todas as funções voluntárias e involuntárias. Trate-o com uma dieta rica em nutrientes para que permaneça em boas condições à medida que envelhece.
Valarie Latona, antiga editora-chefe da revista Shape e defensora de uma vida saudável, inspirou milhões de mulheres a viverem uma vida saudável, em forma e confiante.