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Estabelecer uma Rotina de Auto-Cuidado

young woman riding a bicycle carrying flowers in the front basket while on country road
  1.  Inicie os seus cuidados pessoais na noite anterior. Enquanto dormimos, a nossa mente pode estar inconsciente, mas a nossa cabeça e corpo estão a trabalhar arduamente, para manter-nos saudáveis e garantir que o nosso corpo está a funcionar corretamentei.  Recomenda-se que adultos durmam sete a oito horas, por noiteii, uma vez que não ter um sono de qualidade,  pode afetar a sua saúde física e mental. iii  Certificar-se que tem uma boa qualidade de sono, com os olhos fechados – é uma base importante para a sua rotina de auto-cuidado. Pegue no seu cobertor mais acolhedor, cortinas que impeçam a entrada de luz, tampões para os ouvidos, ou qualquer outra ferramenta que precise para descontrair, e faça desses “zzz’s” parte da sua rotina de bem-estar diário! 
  2.  Inicie o seu dia com um copo de água. Pode estar familiarizado com a informação de que a água representa cerca de 60% do nosso peso corporal, mas o que talvez não saiba é que todas as células, tecidos e órgãos do nosso corpo, requerem água para funcionar. iv  Em média, um homem adulto precisa de consumir cerca de 15 copos de líquidos, todos os dias, através da água, outras bebidas ou comida, e a mulher adulta, em média, precisa de cerca de 11 copos. Comece todos os dias com um copo de água, como parte da sua rotina diária de bem-estar.
  3.  Seja grato. O auto-cuidado não passa só por cuidar da nossa saúde física, mas também é importante cuidar da nossa saúde emocional. Tente começar, ou terminar os dias, escrevendo algumas coisas pela qual esteja grato — sejam coisas importantes como a saúde da sua família e trabalho, ou pequenas coisas como, um belo jardim que viu durante o dia ou a sua banda favorita que lançou um novo álbum. Transformar a prática de gratidão, num ritual diário pode incentivar-nos a estar mais atentos ao que nos rodeia, e ajudar-nos a começar, ou a terminar o dia, com uma atitude positiva.
  4.  Passe mais tempo com a natureza. Especialmente para os que vivem em grandes cidades, onde os vislumbres de vegetação são poucos e distantes, guardar algum tempo durante o dia para dar um passeio pelo quarteirão, ou alguns minutos para observar os pássaros do parque, podem ajudar-nos a abrandar. Se vive perto de um lago ou de um oceano, aproveite o tempo quente para dar um mergulho diário. Se vive numa área mais montanhosa, subir os picos pode lhe dar uma nova perspetiva.
  5.  Diminua o stress com o planeamento das refeições. Quer estejamos a cozinhar para toda a família ou simplesmente a tentar arranjar tempo para o pequeno-almoço antes do trabalho, a hora da refeição pode parecer uma corrida até à meta. Pratique o auto-cuidado, planeando as suas refeições diariamente, semanalmente ou mensalmente. Isto ajuda não só a poupar tempo no supermercado, como também a economizar dinheiro — sem mais pânico a pedir comida para casa! A ideia de fazer uma lista de compras e planear uma semana de refeições pode parecer apenas mais uma tarefa a adicionar às nossas listas de tarefas, mas  o tempo, o dinheiro e o stress que poupamos a longo prazo, compensa. E se isso não é auto-cuidar-se, o que será?
  6.  Pratique exercício físico. Ajuda a melhorar o nosso humor,vi reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar a circulação,vii  melhorar o nosso sono e saúde sexual,vii e a ajudar no  controlo de pesoix— a lista dos benefícios pela prática de exercício física é infinita! Torne o exercício físico parte da sua rotina de auto-cuidado, seja a jogar à bola com uns amigos, a passear no bairro com seu cão, a fazer uma aula de Pilates on-line, ou a fazer uma festa de dança com seus filhos. 
  7.  Limite o tempo à frente dos ecrãs. Do portátil ao telemóvel, à televisão ou  ao tablet, às vezes o dia pode parecer um jogo de pingue-pongue, a saltar de ecrã em ecrã. Reserve algum tempo do seu dia para uma breve desintoxicação tecnológica - sim, pode largar o telemóvel por 30 minutos! Saia, faça o jantar, escreva num diário, ou simplesmente desfrute de algum tempo com um membro da família — a atividade de desintoxicação digital que leva, é consigo. 
  8.  Comer refeições saudáveis e equilibradas. Incorpore uma variedade de alimentos e bebidas de todos os cinco grupos alimentares - frutas, legumes, grãos, proteínas e laticínios - para obter os nutrientes que o seu corpo precisa para se manter saudávelx.  Fale com o seu médico sobre a hipótese de incluir um suplemento alimentar, como um multivitamínico, à sua rotina para se certificar de que está a receber quantidades adequadas de todas as vitaminas e minerais essenciais.

Esperamos que este artigo lhe tenha dado algumas ideias para iniciar a sua rotina de auto-cuidado ou ritual de bem-estar diário. Para obter mais recursos úteis para a sua saúde e bem-estar, não deixe de visitar o nosso espaço de informações Centrum.

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