Dicas para Trabalhar em Casa com os seus Filhos
Quando começa a trabalhar com novos colegas de trabalho, enfrenta uma nova curva de aprendizagem - especialmente quando esses novos colegas de trabalho são os seus filhos! Quer seja uma situação temporária ou permanente, o teletrabalho é agora mais comum do que nunca, e para muitos pais que trabalham em casa com crianças, é a nova norma. Se é o pai, certamente saberá que esta forma de trabalho, pouco tradicional, pode apresentar os seus desafios. Explore os conselhos de Centrum sobre trabalhar em casa com crianças, e obtenha algumas dicas sobre como alcançar o seu equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, com os pequenos ao seu lado.
Trabalhar em casa com as crianças
1. Faça um horário.
Mesmo que não tenha uma deslocação mais stressante, programada para o seu dia, estabelecer um horário diário e conseguir mantê-lo, é importante quando trabalhamos de casa, especialmente com crianças. Reserve tempo para ver os e-mails, projetos e telefonemas, como faria se estivesse no escritório. De seguida, programe também algumas pausas para falar ou brincar com seus filhos. Não se preocupe se não conseguir seguir o horário na perfeição - é difícil evitar interrupções quando se está a cuidar de crianças. No fundo, o horário servirá para orientar e organizar o seu dia de trabalho. Pode ajudá-lo a descobrir a que horas do dia consegue ser mais produtivo, se por exemplo de manhã, antes dos seus filhos acordarem. Encontre o horário que funciona melhor para si e sinta-se à vontade para ajustá-lo à medida que o tempo passa.
2. Crie um escritório
Quando em teletrabalho, ter um espaço dedicado para trabalhar em sua casa, pode ajudá-lo a separar a vida pessoal da vida profissional. Isto é especialmente verdade quando se trabalha em casa com crianças. Se possível, tente encontrar um lugar tranquilo em sua casa, onde se possa sentar com os seus materiais de trabalho e concentrar-se. Alguns pais são criativos com este conceito, procurando um espaço dentro dos armários do quarto ou ao lado de máquinas de lavar e secar a roupa. Faça o que achar que funciona melhor para si! Se o seu espaço não permitir que se afaste do ruído, considere investir num par de auscultadores que bloqueiem o som, úteis para bloquear o som dos desenhos animados e de outras peripécias. Tenha em mente que um escritório bem organizado ajuda os seus filhos, da mesma forma que o ajuda a si. Compreender que a mãe ou o pai trabalhadores, são diferentes da mãe ou do pai normais (algo difícil das crianças compreenderem) - um espaço na casa, totalmente dedicado ao trabalho, pode ajudá-los a compreender a diferença.
3. Comunicar com colegas de trabalho.
Trabalhar em casa com crianças pode ser difícil, mas não tem de passar por isso sozinho. Peça ajuda ao seu parceiro ou a outro familiar quando precisar e, além disso, fale com os seus colegas sobre o que se passa. Cuidar de crianças pode significar que as suas horas deixam de conseguir ser estritamente das 9h as 18h, e está tudo bem em relação a isso. Fale com o seu chefe sobre quais as suas prioridades, e tente elaborar um novo horário juntos. Os seus pequeninos gostam de participar nas suas chamadas via Zoom? Não se preocupe! Acontece. Deixe que os seus filhos dêem um olá rápido a todos, antes de os afastar para outro lado. Independentemente dos seus colegas serem ou não pais, facilmente entendem que trabalhar em casa com crianças pode ser imprevisível. Faça o seu melhor para comunicar com os seus colegas de trabalho sobre qualquer desafio que esteja a enfrentar, e encontre formas de superar essa situação, em equipa.
4. Mantenha os seus filhos ocupados.
Como a maioria dos pais sabe, para manter as crianças entretidas às vezes é mais fácil dizer do que fazer. No entanto, qualquer atividade divertida que possa planear com antecedência, pode ajudar a tornar o seu dia um pouco mais fácil. Para crianças mais novas, pode considerar manter a coleção de brinquedos por perto, como um recreio improvisado. Se os seus filhos forem mais velhos, marque uma hora da leitura ou programe tarefas, todos os dias. Pode até preparar lanches ou refeições no dia anterior para poupar tempo durante o dia de trabalho. Uma nota em relação ao tempo de ecrã: Muitos pais tentam limitar o tempo de ecrã para os filhos, e isso é uma grande ideia. No entanto, se está a ter um daqueles dias em que a única maneira de fazer o trabalho é dar o iPad ao seu filho, durante algum tempo, tente não se sentir culpado. Nenhuma situação de trabalho em casa é perfeita, faça o melhor que conseguir, e esqueça o resto.
5. Aproveite o tempo com a família.
Sem dúvida, trabalhar em casa com crianças tem os seus desafios. No entanto, poder passar mais tempo com a sua família também pode ser benéfico. Tente fazer o máximo que puder durante o seu dia de trabalho, e depois passe o tempo livre a brincar, a rir, a falar e a comer com os seus filhos. Alguns pais reservam uma hora de almoço para desfrutar de uma refeição saudável em família. Outros pais podem optar por uma pausa durante a manhã ou durante a tarde com os filhos, para relaxar e divertir-se antes de voltarem ao trabalho. A forma como passa tempo com os seus filhos não tem de ser igual de dia para dia; provavelmente variará consoante a sua agenda. O que é importante, é que faça o seu melhor para desfrutar do seu tempo em família, sempre que puder - não se arrependerá!
Esperamos que tenha considerado úteis estas dicas para trabalhar em casa com crianças. Visite o nosso espaço de informações Centrum para obter mais informações sobre saúde e bem-estar, gestão de stress e muito mais.