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Dietas Diferentes e Vitaminas: Dieta Cetogénica

Já ouviu de certeza falar da dieta cetogénica. Mas o que é exatamente? Para começar, não é apenas uma dieta de baixo teor em hidratos de carbono e elevado teor de proteínas, como a dieta Paleo. Uma verdadeira dieta cetogénica é projetada para ajudar a mitigar os efeitos de algumas doenças e condições.

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O que é a dieta Cetogénica?

A dieta cetogénica foi desenvolvida pela primeira vez para tratar a diabetes no século XIX. Mais tarde ajudou crianças epiléticas que eram resistentes à medicaçãoii

Se está a pensar discutir fazer esta dieta com o seu médico, não se esqueça de perguntar sobre que considerações a ter em relação às vitaminas. Pode precisar de tomar certos suplementos durante esta dieta para alcançar a quantidade diária recomendada de nutrientes importantes.  

Como é que a dieta cetogénica funciona?

A glicose é a principal fonte de energia do nosso corpo. Quando privamos o corpo de glicose (encontrado em abundância em hidratos de carbono), as células do nosso corpo recorrem ao corpos cetónicos, fontes químicas de combustível que o fígado produz a partir de gordura armazenada. É por isso que a dieta cetogénica é hoje conhecida principalmente como uma dieta para perda de peso: o corpo produz energia através da gordura armazenada, um processo chamado cetose, para obter a energia de que necessitaiii. Indivíduos saudáveis experimentam uma cetose leve durante períodos de jejum ou mesmo exercício extenuante, e não é, portanto, nada alarmantexvi

Já deve ter percebido que os corpos cetónicos deram o nome à dieta cetogénica. Quando corta os hidratos de carbono da sua dieta, ou pratica um longo período de jejum, o seu corpo recorre inicialmente às reservas do fígado para obter a glicose de que precisa. Também decompõe o músculo para produzir glicose. 

O que pode e não pode comer na dieta cetogénica

A ideia por trás da dieta cetogénica é que os hidratos de carbono, fontes fáceis de glicose, sejam severamente restringidos e substituídos por uma maior ingestão de carnes e gorduras. Pode pensar em hidratos de carbono como apenas pão, massa e batatas, mas muitas frutas e legumes também estão cheios de hidratos de carbono. 

Isto significa que as pessoas que seguem a dieta cetogénica normalmente evitam não só pão e batatas, mas também frutas, favorecendo o consumo de carnes e peixes gordos, sementes e frutos secos, abacates e outras fontes de gorduras saturadas ou insaturadas. 

Quando um médico prescreve a dieta cetogénica, muitas vezes faz uma adaptação a cada doente. Se tentar pesquisar sozinho sobre a dieta cetogénica, poderá encontrar informações contraditórias sobre o que pode comer, o que deve evitar, e que proporções de gorduras, proteínas e hidratos de carbono deve seguirv

Quais são as vitaminas recomendadas para quem faz uma dieta cetogénica?

É importante não se esquecer de seguir as recomendações do seu médico para fazer esta dieta, e que estas podem diferir de pessoa para pessoa. No entanto, aqui estão alguns nutrientes que uma dieta cetogénica pode afetarvi

  • Fibra: Ao cortar frutas e cereais integrais, a dieta cetogénica elimina as fontes-chave de fibra. A fibra ajuda a manter o nosso sistema digestivo a funcionar sem problemasvii.
  • Magnésio: O magnésio atua no funcionamento dos músculos, nervos, sistema imunitário e muitas reações químicas de todo o corpo. Numa dieta cetogénica, poderá acabar por cortar alimentos ricos em magnésio, tais como cereais integrais, nozes e legumes de folha verdex

Outras armadilhas da dieta cetogénica

Uma dieta cetógénica é um compromisso sério. Pode ser necessário monitorizar o seu corpo durante esta dieta com a orientação de um médico, para garantir que o seu corpo não entra em cetoacidose. A cetoacidose ocorre quando os rins começam a excretar corpos cetónicos juntamente com a água do corpo, na urina, causando alguma perda de peso relacionada com a perda de fluidosxv. Não é comum isso acontecer, mas não deixa de ser possível nesta dieta. 

Também pode sofrer alguns sintomas como fadiga, irritabilidade, prisão de ventre (devido à referida falta de fibra). 

Então porque continuamos a ouvir falar da dieta cetogénica? 

Embora a dieta cetogénica seja uma dieta que os médicos prescrevem para ajudar com certas condições como a diabetes, muitas pessoas referem-se a qualquer dieta que restrinja hidratos de carbono como cetogénica. Mas qualquer dieta que elimine toda uma gama de alimentos pode criar lacunas na sua ingestão nutricional. 

A dieta cetogénica uma boa maneira de perder peso?

Ainda existem poucos estudos relativamente à dieta cetogénica ser usada para perda de peso. Alguns estudos mostraram que, após um ano a fazer a dieta cetogénica, esta não apresenta efeitos melhores ou piores na perda de peso, em relação a outras dietasxiv. Uma verdadeira dieta cetogénica pode ser difícil de manter. Depende de si e do seu médico decidir se esta é a dieta certa para si e se/como precisa complementar a sua nova dieta com suplementos vitamínicosxiii.

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