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Vitaminas para as Crianças

Está a questionar-se de que vitaminas o seu filho precisa, ou se precisa de tomar vitaminas? Consulte este guia para obter algumas informações úteis sobre vitaminas para crianças. Depois de entender os diferentes tipos de vitaminas que as crianças precisam e para que servem, encontrar a opção certa para o seu filho pode ser uma tarefa mais fácil.

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Apoiar a Saúde da Sua Família

Quando se trata dos seus entes queridos, a saúde é uma prioridade. Há muita informação que pode encontrar online, ou talvez até através de conversas com amigos, sobre os melhores passos a dar para apoiar a saúde da sua família. Às vezes, há tanta informação que pode parecer desgastante. Mas antes de começar a preocupar-se, saiba que há algumas medidas básicas que pode tomar para ajudar a apoiar a saúde dos seus filhos. Antes de escolher algum multivitamínico para o seu filho, aqui ficam algumas considerações a ter em mente, uma vez que está a cuidar da saúde do seu filho:

  • Alimentação
    Coma refeições e snacks equilibrados e nutritivos com o seu filho. Uma dieta saudável pode ajudar a fornecer uma base sólida no que diz respeito à saúde do seu filho e ajuda a garantir que obtêm as vitaminas e nutrientes cruciais de que precisam para crescer e se desenvolver. Frutas e legumes, cereais integrais, proteínas magras e nozes saudáveis para o coração: têm como objetivo incluir uma variedade de alimentos saudáveis na dieta do seu filho.
  • Descanso
    Ajudar o seu filho a dormir o suficiente todas as noites é uma boa forma de promover a sua saúde. O sono pode ter um impacto direto no desenvolvimento físico e mental do seu filho, por isso, garantir que o seu filho tenha um sono adequado é importantei. Os especialistas recomendam 11-13 horas de sono, por noite, para os pré-escolares (3-5 anos) e 9-11 horas de sono, por noite para crianças em idade escolar (6-13 anos)ii. Os hábitos de sono para bebés e crianças podem variar, por isso consulte o seu médico se estiver preocupado com o facto do seu pequeno estar a dormir pouco.
  • Higiene
    Ensine às crianças dicas de higiene adequadas, tais como lavar bem as mãos, para ajudar a apoiar a sua saúde. A lavagem das mãos ajuda a prevenir a propagação de germes para manter a família saudáveliii. Mostre ao seu filho como lavar as mãos corretamente e relembre com frequência para o fazer. Explique como é que os vírus se propagam, e dê dicas ao seu filho sobre como se proteger.

O seu filho precisa de vitaminas?

Agora que já falámos de algumas formas de apoiar a saúde do seu filho, vamos explorar o tema das vitaminas e multivitamínicos para as crianças. Muitos pais questionam-se se os suplementos vitamínicos para crianças são necessários. Para ajudar a responder a essa pergunta, ajuda entender primeiro quais as vitaminas que a maioria das crianças precisa. Há uma variedade de vitaminas e nutrientes que podem ajudar o seu filho durante os seus anos de desenvolvimento. Esta lista resumida da Stanford Children's Health fornece uma visão geral de alguns nutrientes essenciaisiv:

  • Vitamina A: Importante para a saúde da pele, visão e reparação dos tecidos
  • Vitamina B: Ajuda na produção de glóbulos vermelhos e ajuda nas atividades metabólicas. 
  • Vitamina C: Desempenha um papel na função imunitária e ajuda a fortalecer os tecidos, músculos e pele. 
  • Vitamina D e Cálcio: ajudar o corpo a formar e manter os dentes e ossos fortes.
  • Ferro: contribui para a produção dos glóbulos vermelhos e ajuda na manutenção dos músculos. 

Será então necessário que o seu filho tome um suplemento vitamínico ou multivitamínico para obter vitaminas e nutrientes mais importantes? De acordo com a Mayo Clinic, a resposta é: não, não necessariamentev. Os alimentos podem ser uma excelente fonte de nutrientes, por isso, ao comerem uma dieta nutritiva e equilibrada, as crianças podem obter a maioria dos nutrientes de que necessitam. No entanto, há exceções. Afinal, como muitos pais sabem, as crianças podem ser “comedoras” exigentes. Se o seu filho normalmente se recusa a comer vegetais, pode perder os benefícios nutricionais desses alimentos. Além disso, alguns nutrientes podem ser complicados de obter apenas pela dieta - como a vitamina D - e é por isso que poderá precisar de encontrar pães e cereais enriquecidos com nutrientes no supermercado. Aqui estão alguns outros casos em que um multivitamínico pode ser útil para o seu filhovi:

  • A criança tem alergias alimentares ou intolerâncias alimentares.
  • A criança segue uma dieta restritiva.

Como escolher um suplemento vitamínico ou multivitamínico para o seu filho


Está a ponderar complementar a dieta do seu filho com um multivitamínico? Aqui indicamos a melhor forma de  escolher uma vitamina que se adapte às necessidades nutricionais do seu filho:

Passo 1) Fale com o médico do seu filho. Embora provavelmente tenha uma boa ideia das necessidades nutricionais do seu filho, os conselhos de um especialista médico são cruciais para garantir que compreende os riscos e benefícios para a saúde.

Passo 2) Decida entre multivitamínicos versus outros suplementos alimentares. Os multivitamínicos contêm uma combinação de vitaminas e minerais, e outros ingredientes tambémvii. Se o seu filho tiver um défice apenas de uma vitamina ou nutriente, um suplemento alimentar de apenas um ingrediente (como um suplemento de vitamina D, por exemplo) pode ser uma boa escolha. 

Passo 3) Explore diferentes tipos de vitaminas. Comprimidos mastigáveis, gomas, comprimidos e muito mais – as vitaminas estão disponíveis em diversas formas dependendo da sua preferência (e da do seu filho). Se o seu filho for bastante jovem, pode preferir tomar uma vitamina com um sabor agradável, como uva ou cereja. Muitos multivitamínicos para crianças também vêm em formas divertidas e com temas, como dinossauro ou desenhos animados.

Passo 4) Faça a toma de vitaminas parte da rotina habitual do seu filho. Depois de analisar exaustivamente as instruções de utilização e dosagem, estabeleça um horário para o seu filho tomar as suas vitaminas. O rigor é fundamental, por isso talvez escolha uma hora do dia (como a manhã, quando o seu filho está a tomar o pequeno-almoço) para tomar as vitaminas, para que nem você nem o seu filho se esqueçam de tomá-la. Certifique-se de guardar vitaminas no frasco onde elas vêm, fora do alcance do seu filho.

Obrigado por ler o nosso guia sobre vitaminas para crianças. Saiba mais sobre suplementos alimentares para a sua família aqui.

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