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Níveis Insuficientes de Iodo e Como Obter o Suficiente Através da Sua Dieta

O iodo é um elemento essencial para a produção das hormonas da tiróide. Estas hormonas mantêm o corpo a funcionar e ajudam no bom desenvolvimento dos sistemas esquelético e nervoso, dos fetos e bebés. Sem quantidades suficientes de iodo, o corpo pode começar a ter problemas de saúde. Continue a ler para saber mais sobre o iodo, se está a receber quantidades inadequadas de iodo e como garantir que recebe iodo suficiente, a partir da sua dietaii.

Pregnant woman sitting on a couch touching her stomach.

 

O Sal ajuda muitos

O nosso corpo só precisa de vestígios de iodo, mas confiamos na nossa dieta para obter este mineral. Está presente em alguns alimentos, disponível em suplementos alimentares e também é adicionado a alguns saisi. Poderá já ter visto 'sal iodado' na mercearia ou mesmo ter uma embalagem na sua despensa.

 

Quem tem maiores necessidades de iodo?

Pessoas de diferentes idades, sexos e circunstâncias, precisam de diferentes quantidades de iodo. As quantidades recomendadas de iodo sãoii

 

  • Recém-nascidos a 6 meses – 110 µg 
  • Bebés 7-12 meses – 130 µg 
  • Crianças do 1 aos 8 anos – 90 µg
  • Crianças dos 9 aos 13 anos – 120 µg 
  • Adolescentes dos 14 aos 18 anos – 150 µg 
  • Adultos – 150 µg 
  • Adolescentes grávidas e mulheres – 220 µg 
  • Adolescentes e mulheres a amamentar – 290 µg

 

Como obter iodo suficiente da sua dieta

Além de usar sal iodado, comer uma grande variedade de alimentos saudáveis é importante para obter quantidades suficientes de iodo a partir da sua dieta. Pode obter as quantidades recomendadas de iodo comendo alimentos como:

  • Peixe (bacalhau & atum), camarão e outros frutos do mar
  • Laticínios como leite, queijo e iogurte

Sal marinho, sal kosher, sal dos Himalaia e flor de sal não são normalmente iodados. Certifique-se de olhar para o rótulo para saber se o produto contém iodoiii.

 

Quem deve tomar suplementos de iodo

O iodo está disponível em diferentes suplementos e muitos multivitamínicos contêm iodo. 

A maioria das pessoas obtém iodo suficiente a partir da sua dieta, mas algumas pessoas podem ter problemas em obter iodo em quantidades suficientes. As pessoas que podem ter problemas em obter quantidades suficientes de iodo, sãoiii:

  • Pessoas que não usam sal iodado;
  • Pessoas que seguem uma dieta vegan ou não comem frutos do mar, ovos ou laticínios; 
  • Grávidas, que precisam de cerca de 50% mais iodo, do que mulheres não grávidas. Fale com o seu médico sobre o que é melhor para si durante a gravidez. 

Se acha que sofre de níveis insuficientes de iodo ou se está preocupado com o baixo consumo, em resultado de alterações ou lacunas na sua dieta, fale com o seu médico ou prestador de cuidados de saúde. Eles podem confirmar se não está a receber as quantidades suficientes - ou se está a receber em demasia - e explicar como pode integrar uma maior variedade de alimentos na sua dieta. Saiba mais sobre multivitamínicos que contenham iodo, bem como dicas e recursos de nutrientes.

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