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Vitaminas e Multivitamínicos para Tomar Diariamente

Está a pensar em incluir um suplemento multivitamínico à sua rotina diária? Tomar suplementos alimentares multivitamínicos pode ser uma ótima maneira de dar apoio à sua saúde, em geral, e ajudar a gerir certas condições de saúde i, mas tomar um multivitamínico não é a solução para tudo. Ao escolher um multivitamínico para tomar diariamente, é importante olhar para a lista de vitaminas e nutrientes que contém, bem como a dosagem dos ingredientes. Também é essencial falar com o seu médico antes de iniciar qualquer suplemento. Leia mais sobre como escolher um multivitamínico, para que possa entrar na sua farmácia e aconselhar-se, com confiança, sobre o melhor suplemento multivitamínico a escolher.

Person holding a handful of multivitamins and supplements.

O que é um Multivitamínico?

Um multivitamínico é um suplemento alimentar formulado com uma combinação de vitaminas, minerais e, por vezes, ingredientes nutricionais adicionaisii. Existe uma vasta gama de multivitamínicos disponíveis, com ingredientes e dosagens que variam de fabricante para fabricante. Os multivitamínicos contêm a maior parte das vitaminas e minerais essenciais, e são concebidos para serem tomados uma ou duas vezes por diaii.

Existem disponíveis diversos potenciais multivitamínicos, bem como multivitamínicos formulados para fins específicos como: suporte energético e suporte imunológico, para a saúde iv

No rótulo de um suplemento multivitamínico, poderá observar algo chamado "VRN" (valor de referência do nutriente), que informa o consumidor relativamente às vitaminas e minerais incluídos, e em que percentagensv. No entanto, tenha em mente que as vitaminas e outros nutrientes que cada indivíduo precisa, pode variar de pessoa para pessoa. Se não tiver certeza se deve ou não tomar um multivitamínico, consulte o seu médico para um correto aconselhamento. 

Porque devo tomar um Multivitamínico?

Os suplementos alimentares não servem como substitutos de uma dieta equilibrada e variada. No entanto, para aqueles que nem sempre conseguem obter as vitaminas e nutrientes que o corpo precisa, um multivitamínico pode ser uma boa opção. Um multivitamínico pode ajudá-lo a preencher as suas lacunas nutricionais e a suportar a sua saúde, quando a sua dieta diária não satisfaz todas as suas necessidades nutricionais.

Saber Ler um Rótulo: Que ingredientes devo procurar?

Cada multivitamínico difere no tipo e dosagem de ingredientes, dependendo do seu fabricante e consumidor-alvo. No entanto, existem algumas vitaminas e nutrientes com presença habitual no rótulo de ingredientes da maioria dos multivitamínicos.

Vitamina A

Esta vitamina lipossolúvel é tipicamente conhecida por apoiar a saúde ocular. No entanto, também desempenha um papel importante na saúde imunitária, bem como na saúde em geral, contribuindo para o funcionamento eficaz do coração, pulmões e rins vi. A Vitamina A pode ser encontrada em suplementos alimentares sob a forma de palmitato de retinol, acetato de retinol ou beta-carotenoviii. A Vitamina A está naturalmente presente em muitos alimentos, como salmão, vegetais com folhas verdes, brócolos, cenouras, abóbora, meloa, damascos, manga e laticínios ix.

Vitamina C

Apresenta propriedades antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres, ajuda o corpo a produzir colagénio, melhora a capacidade do corpo em absorver ferro a partir de alimentos de origem vegetal, apoia a saúde imunitária, a Vitamina C contribui para a sua saúde de várias maneirasx. A Vitamina C encontra-se presente numa série de frutas e legumes, incluindo citrinos como laranja e toranja, pimentos vermelhos e verdes, brócolos, morangos, melão, batatas assadas e tomatesxii.

Vitamina D

A Vitamina D é uma vitamina que ajuda o corpo a absorver cálcio, importante para manter a boa saúde ósseaxiii. A Vitamina D também desempenha um papel importante para a  saúde muscular, sistema nervoso e sistema imunitárioxiv. Uma deficiência de Vitamina D pode levar ao aparecimento de condições como: raquitismo e osteomalacia, condições que tornam os ossos finos e frágeisxv.


Niacina

A niacina é um nutriente que ajuda o corpo a transformar os alimentos em energia e que apoia o desenvolvimento e função celular xvi. Está presente em vários alimentos, incluindo aves, carne de vaca, porco, peixe, algumas nozes, leguminosas e grãos. Alguns alimentos como pães e cereais são enriquecidos com niacina xvii.

Vitamina E

Este nutriente essencial desempenha um papel em vários processos no corpo. A Vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra danos provocados pelos radicais livres, e dá apoio ao sistema imunitário do corpo, além de outras funções celulares xviii. Óleos vegetais como óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol e óleo de açafrão, nozes como amendoins, avelãs e amêndoas, sementes de girassol e vegetais verdes, são exemplos de fontes naturais de Vitamina E xix.

Comprimidos vs Mastigáveis vs Gomas: Quais são as minhas opções?

Os multivitamínicos estão disponíveis em várias formas, incluindo comprimidos para engolir e gomas para mastigar. O tipo de suplemento que prefere tomar, é consigo! Algumas pessoas preferem gomas ou comprimidos mastigáveis porque normalmente estão disponíveis em diferentes sabores, que sabem melhor do que a maioria dos multivitamínicos na forma de comprimidos. Se tiver dificuldade em engolir comprimidos, optar por uma opção mastigável pode ser a escolha certa para si. Os ingredientes presentes nas gomas multivitamínicas e nos comprimidos, podem variar — certifique-se que lê o rótulo do suplemento, especialmente se seguir uma dieta à base de alimentos de origem vegetal, ou sem glúten, e quiser evitar certos ingredientes. Esperamos que este guia sobre como escolher um multivitamínico, o tenha ajudado a entender algumas das diferentes opções de suplementos disponíveis. Se está a considerar tomar um suplemento, não se esqueça de falar com o seu médico sobre o que deve tomar.

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