Skip to main content

Que Vitaminas são Antioxidantes?

O termo "antioxidantes" é frequentemente usado como um buzzword no marketing. Mas é importante entender o que são e quais são as vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes, para que possa incorporá-los no seu dia-a-dia. Há uma variedade de substâncias que atuam como antioxidantes - algumas mais conhecidas do que outras. Acompanhe-nos para saber mais.

fresh fruit and spoonful of vitamins

O que é um Antioxidante?

Um antioxidante é um termo geral para qualquer composto que possa neutralizar moléculas instáveis, designadas de radicais livres. De acordo com a Harvard Health, os radicais livres podem causar danos no ADN, membranas celulares e outras partes das célulasi.

Embora os radicais livres sejam prejudiciais por natureza, são inevitáveis. O corpo gera radicais livres em resposta a factores ambientais como, os raios ultravioleta ou a poluição atmosféricai.  

Como estas moléculas são tão penetrantes, precisamos de antioxidantes para as desarmar. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres ao dar alguns dos seus próprios eletrões. Ao fazê-lo, atuam como um botão natural "off" para os radicais livres, o que ajuda a quebrar uma reação em cadeia capaz de afetar outras células do corpoi.

As células do corpo produzem naturalmente alguns antioxidantes, mas certas vitaminas e minerais presentes nos alimentos que come, ou suplementos que toma, também são fontes de antioxidantesi.

 

Que vitaminas são antioxidantes?

Estas vitaminas e minerais são grandes fontes de antioxidantes:

Vitamina E

O papel principal da Vitamina E é atuar contra os radicais livres. Está comprovado que promove a saúde de várias maneiras, nomeadamente ajudando a proteger o seu corpo de danos provocados pelos radicais livresii. Este nutriente essencial está presente em diversos alimentos e também disponível como um suplemento alimentar. 

Os seguintes alimentos são uma boa fonte de vitamina Eii:

  • Óleos vegetais;
  • Gérmen de trigo;
  • Cereais integrais e cereais fortificados;
  • Sementes;
  • Nozes;
  • Manteiga de amendoim.


Vitamina C

Um dos antioxidantes mais conhecidos é a Vitamina C. Esta vitamina oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde, incluindo proteger o corpo de danos provocados pelos radicais livres, apoiar o sistema imunitário, ajudar a produzir colagénio e ajudar o corpo na absorção de ferroii. A Vitamina C é encontrada em muitos alimentos e também está disponível como suplemento alimentar. 

Os seguintes alimentos são grandes fontes de Vitamina Cii:

  • Citrinos
  • Morangos
  • Pimentos
  • Tomates
  • Brócolos
  • Batatas

Carotenóides

Os carotenóides são pigmentos vegetais responsáveis pelos tons vermelhos, amarelos e laranjas, em muitas frutas e legumes. E carotenóides como o betacaroteno (precursor da vitamina A), o licopeno e a luteína, são bem conhecidos por lutar contra os danos provocados pelos radicais livresii

Os seguintes alimentos são grandes fontes de carotenóidesii:

  • Batata-doce
  • Cenouras
  • Tomates
  • Couve-de-Bruxelas
  • Abóbora
  • Brócolos

Outras Fontes de Antioxidantes

  • Vitamina A: abundante em alimentos como fígado, batata-doce, cenouras, leite e gema de ovo;
  • Zinco: encontrado em frutos do mar, carnes magras, leite e frutos secos;
  • Selénio: presente nos frutos do mar, carnes magras e cereais integrais;
  • Cobre: presente nos frutos do mar, carnes magras, leite e frutos secos;
  • Flavonóides: presente nos chás, chá verde, citrinos, vinho tinto, cebola e maçãsiii.

As células do corpo enfrentam ameaças todos os dias, pelos radicais livres e muito mais. Os antioxidantes são químicos importantes que podem ajudar a parar ou limitar esses danos. Ao comer uma dieta saudável e incorporar um multivitamínico na sua rotina diária, poderá aproveitar ao máximo estes antioxidantes e contribuir para o bom funcionamento do seu corpo.

young woman tossing hair

Não sabe que Centrum escolher?

Escolha o seu Centrum