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Dietas Diferentes e Vitaminas: Dieta Vegan

Estás a pensar em ser vegan? Quer se trate de uma preocupação com o bem-estar dos animais, do planeta ou da sua própria saúde, há muitas razões para as pessoas seguirem uma dieta vegan. Se é novo no veganismo ou está interessado em experimentá-lo, fale com o seu médico para se certificar de que tem um plano para obter todas as vitaminas essenciais que precisa da sua dieta e um plano para adicionar suplementos, se necessário. Acompanhe este guia rápido de suplementos vitamínicos para vegans.

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O que é o veganismo?

A dieta vegan é semelhante ao vegetarianismo na medida em que evita comer carne animal. Mas, os vegans também evitam comer ou usar qualquer produto animal, incluindo laticínios, ovos, mel ou gelatina à base de animais. Muitos vegans também evitam usar qualquer produto que seja criado a partir de animais, incluindo lã, seda, roupas de couro e certos produtos de cuidados da pele e sabonetesi.

Seguir uma dieta vegan bem planeada pode ser saudável e com potenciais benefíciosii. No entanto, não se tornará mais saudável apenas por cortar na carne. Tem de se certificar que está a receber líquidos e proteínas suficientes, evitando demasiados alimentos ricos em açúcar e gorduras. 


Vitaminas vegan e suplementos a considerar enquanto faz uma dieta vegan

Como vegan, deve prestar especial atenção à sua ingestão de nutrientes, isto porque pode ser difícil obter quantidades adequadas das vitaminas e minerais que são normalmente fornecidas por produtos animais. Certifique-se de que está a comer uma grande variedade de frutas, legumes, leguminosas, alternativas aos laticínios, nozes e cereais integrais, e concentre-se em obter estas vitaminas abaixo, na sua dieta: 

Ferro
O ferro é importante para produzir novas células sanguíneas e transportar oxigénio por todo o corpo. O ferro encontrado em fontes não-animais, pode ser mais difícil de digerir, mas alimentos ricos em Vitamina C podem ajudar a absorver o ferro. Para obter mais ferro na sua dieta vegan, coma feijão, bróculos, trigo e tofu. Muitos cereais também são enriquecidos com ferro e outras vitaminasiii

Cálcio
Este mineral ajuda a fortalecer os ossos e a mantê-los saudáveis. Para obter cálcio suficiente, certifique-se de comer soja, legumes de folha escura, e leites ou sumos alternativos enriquecidos. O cálcio também está disponível como suplemento vitamínico para vegans, se precisar. 

Vitamina D
A vitamina D é outra vitamina essencial para todos. Ajuda o seu corpo a absorver cálcio e apoia o crescimento ósseo. O corpo produz Vitamina D se estiver exposto à luz solar. Mas se não sair o suficiente, especialmente nos meses mais frios do ano, talvez precise de experimentar tomar um suplemento. Também pode procurar produtos enriquecidos como leite, sumos e alguns cereaisiv

Vitamina B12
Esta vitamina do complexo B ajuda a produzir as células sanguíneas. Mas a Vitamina B12 é difícil de encontrar em produtos vegetais, uma vez que está principalmente em peixes, mariscos, carne e laticínios. Pode tentar comer mais Vitamina B12 a partir de alimentos enriquecidos como soja, cereais e levedura nutricional ou procurar um suplemento com Vitamina B12 e outras vitaminas necessárias, como ácido fólicoiv

Ácidos gordos Ómega-3 
Estes importantes ácidos gordos suportam a função do coração e do cérebro, e poderá encontrá-los em alimentos como linhaça ou óleo de linhaça. Também pode procurar produtos enriquecidos ou suplementos de ácidos gordos ómega-3iv.

Proteína
Embora não seja uma vitamina, é importante obter proteína suficiente numa dieta vegan. Boas fontes de proteína incluem ingredientes como feijão, produtos de soja, frutos secos, sementes e cereais (aveia, trigo, arroz). É importante comer diferentes proteínas para criar aminoácidos que ajudam a reparar as suas célulasv

Outras preocupações com suplementos

Pode descobrir que precisará de tomar suplementos vitamínicos enquanto segue uma dieta vegan. No entanto, algumas multivitamínicos usam fontes animais para fornecer alguns dos nutrientes e minerais presentes nos suplementos. Então leia os rótulos com cuidado! Por exemplo, muitos suplementos de ácidos gordos ómega-3 vêm sob a forma de comprimidos de óleo de peixe. Um vegan quereria evitá-los, e estar atento a outros ingredientes mais complexos como:

  • Soro de leite: um ingrediente comum, que é um produto láteo 
  • Caseína: uma proteína do leite encontrada em batidos de proteínas e outros produtosvi 


Planeie e obtenha apoio nutricional

O veganismo pode ser um estilo de vida gratificante, quando planeado com cuidado, e se tomar um suplemento vitamínico caso necessitar. Como qualquer dieta, é importante obter quantidades essenciais de nutrientes que o nosso corpo precisa. Leia mais sobre vitaminas e nutrição com Centrum, investigue sobre os ingredientes e encontre o multivitamínico certo para si.

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