Dietas Diferentes e Vitaminas: Dieta Paleo
A Dieta Paleo é apenas uma das muitas dietas que se tornou popular nos últimos anos. Como em qualquer dieta que decida iniciar, fale com um profissional de saúde antes de iniciar uma nova caminhada de perda de peso. Pode haver algumas coisas que deve ter em atenção quando corta ou elimina certos tipos de alimentos da sua alimentação diária, especialmente se souber que está suscetível de vir a sofrer alguma condição de saúde. Se está autorizado a experimentar a dieta Paleo, deverá ter de pensar na hipotese de tomar certas vitaminas, para compensar qualquer desequilíbrio nutricional que esta dieta possa causar.

O que é a Dieta Paleo?
Paleo refere-se a "Paleolítico", uma era com aproximadamente dois milhões de anos, numa altura em que os primeiros homens normalmente sobreviviam de uma dieta de caça. Os defensores da dieta paleo acreditam que os nossos genes e anatomia não mudaram substancialmente desde esses dias, nem o que o nosso corpo precisa em termos de nutrientes.
Os praticantes da dieta Paleo procuram imitar a dieta que os nossos antepassados faziam, acreditando que ajuda a reduzir a gordura corporal, bem como diminuir o risco de doenças como diabetes, doenças cardíacas e cancroi.
Os seguidores da dieta Paleo acreditam que os nossos ancestrais não tinham as ferramentas e tecnologia necessária para cultivar ou criar gado. Também acreditam que os primeiros humanos sobreviviam principalmente de frutas e legumes que podiam limpar, bem como de carnes magras que podiam caçar ou capturar com sucesso. Os adeptos da dieta Paleo normalmente comem apenas:
- Peixe
- Frutas/legumes
- Nozes
- Sementes
- Carnes magras
Embora existam algumas divergências sobre que frutas e legumes específicos estariam disponíveis na era Paleolítica, regra geral esta dieta é rica em proteínas e fibras, e baixa em gordura e hidratos de carbono, evitando ainda o sal e açúcarii.
Vitaminas e Suplementos a Considerar
Quando se faz faz a dieta Paleo, normalmente corta-se com todos os laticínios, cereais integrais e alimentos processados da dieta. Infelizmente, isto pode significar que já não obtém alguns nutrientes importantes.
- Cálcio: Embora possa obter cálcio de certos tipos de verduras e peixes, teria de comer uma quantidade enorme destes, todos os dias, para obter o valor diário recomendado de cálcioiii.
- Vitaminas do Complexo B: As vitaminas do Complexo-B ajudam o nosso corpo a produzir energia a partir dos hidratos de carbono e gorduras, bem como a processar e transportar nutrientes e oxigénio para todo o corpoiv. Ao aderir à dieta Paleo, poderá cortar com leguminosas como o arroz, uma boa fonte de Vitamina B1.
- Vitamina D: Tal como o cálcio, esta vitamina desempenha um papel importante na nossa saúde óssea. Existem muitas pessoas que normalmente já não recebem quantidades suficientes desta vitamina importante, por isso a eliminação de alimentos como manteiga, queijo e leite pode ser motivo de preocupaçãov.
Se estiver interessado em experimentar a dieta Paleo, deve perguntar ao seu médico ou farmacêutico sobre que suplementos deve tomar para se certificar de que mantém estas vitaminas nos níveis recomendados. Pode encontrar os nutrientes cálcio, Vitaminas do Complexo B e Vitamina D nos suplementos Centrum.
Outras potenciais armadilhas da Dieta de Paleo
Embora possa querer discutir qualquer tipo de alteração alimentar que faça, como seu médico, pode não chegar a ver os resultados que deseja com uma dieta Paleo. É difícil alcançar uma perda de peso sustentável com esta dieta – uma vez que é muito dificil segui-la no dia-a-diavii. Também pode ser difícil planear as refeições, que requerem a preparação de alimentos frescos, comprados todas as semanas. O foco na carne e outra variedade de produtos, pode significar que as suas idas ao supermercado também fiquem mais caras.
Foco na Nutrição por Agora
Não podemos ter a certeza sobre todos os detalhes das dietas dos nossos antepassados: não estávamos lá para ver, e nenhum registo arqueológico pinta um quadro completo. Embora possamos supor que o nosso corpo evoluiu para se adequar ao ambiente em que os humanos paleolíticos viviam, as nossas dietas de hoje devem fornecer um equilíbrio dos nutrientes de que precisamos para nos energizarmos, manter um peso corporal saudável e minimizar o risco de doenças crónicas.
Há algo de bom na abordagem Paleo: é uma ideia muito inteligente para evitar alimentos altamente processados e conter a quantidade de sal e açúcar certa, na dieta. Mas eliminar categorias inteiras de alimentos, como cereais integrais e laticínios, pode criar défices nutricionais.
No geral, recomenda-se a supervisão médica das pessoas a fazerem a dieta Paleo: o seu médico terá uma visão mais precisa da sua saúde e estado nutricional, e se esta dieta é a certa para si. Fale hoje com o seu médico ou farmacêutico sobre as opções de vitaminas e suplementos a tomar, durante a dieta paleo, e certifique-se de fazer um seguimento regular, caso comece a seguir esta dieta.