A Conexão entre uma Mente e uma Dieta Saudável que Inclui Vitaminas
Por Valarie Latona
A Conexão entre os alimentos e o humor
Todos sabemos que a comida pode confortar e alimentar os nossos corações, assim como os nossos corpos. Quer seja a bola de carne da nossa avó, o puré de batata ou aquele pequeno deslize de ataque à caixa das suas bolachas favoritas, após um dia menos bom, a comida pode melhorar o nosso humor e fazer-nos sentir melhor. Mas a comida consegue fazer mais do que levantar o nosso ânimo? Existe alguma ligação entre a comida e humor que seja mais profunda? Embora não haja provas conclusivas, alguns estudos sugerem que a nossa saúde mental pode ser afetada pelo que comemos. Estudos científicos a decorrer, ainda procuram aprender mais sobre a saúde mental e sobre a neurologia, por isso poderá demorar algum tempo até termos a certeza do tipo de efeitos, que certos nutrientes podem ter no risco de virmos a sofrer de depressão. Mas algumas pesquisas sugerem que pode haver uma ligação entre alguns alimentos e o nosso estado de espírito.

Possíveis ligações entre a comida e o humor
Alguns estudos sugeriram que existe uma relação entre comida e nosso humor. Por exemplo, um estudo publicado no Journal of General Hospital Psychiatry revelou que existem ligações entre a depressão, obesidade e fatores alimentaresi. Um outro estudo revelou que as mulheres que consumiam alimentos ricos em Vitamina D estariam em menor risco de vir a sofrer de depressão, do que aquelas que não consumiamiii. Por outro lado, um outro estudo demonstrou que existe uma possível relação entre a depressão e uma alimentação rica em açúcar e alimentos refinados, bem como carne vermelhaii.
Estes estudos não provaram que os alimentos afetavam diretamente a saúde mental dos participantes do estudo — afinal, há muitas variáveis a ter em conta — mas mostraram uma ligação entre o que consumimos e as variações do nosso estado de espirito, que merecem ser mais exploradas.
A Conexão entre a Saúde Intestinal e Saúde Mental
Pode ficar surpreendido ao ouvir "saúde intestinal" num artigo sobre comida e humor. Mas sabia que 95% do fornecimento de serotonina do seu corpo é criado por bactérias intestinaisxi? As bactérias intestinais ajudam a produzir centenas de químicos importantes que o cérebro utiliza para funcionar normalmente. Estes produtos químicos também desempenham um papel importante na regulação da nossa aprendizagem, memória e humor. As bactérias intestinais produzem estes neuroquímicos e respondem a estes, por isso faz sentido que o nosso cérebro consiga afetar o nosso intestino e vice-versavii.
Tais descobertas deram origem a um área de estudo designada de Psiquiatria Nutricional. A ligação entre o nosso intestino e o nosso cérebro pode ser mais forte do que alguma vez imaginámos.
O que Deveríamos Comer para Melhorar o Nosso Humor?
A dieta por si só não cura a depressão ou a ansiedade. No entanto, existem alguns tipos de alimentações que podem ajudá-lo a sentir-se muito melhor - na verdade, alguns estudos até identificaram alguns nutrientes específicos que se acredita terem efeitos positivos.
- A Dieta Mediterrânica: Esta dieta, composta por frutas, legumes, cereais integrais, azeite, frango, peixe e marisco, pode ajudar a reduzir o risco de depressãoiv,v.
- Tente evitar alimentos processados: Os jantares congelados e outros alimentos embalados que tornam o jantar tão rápido e fácil podem estar repletos de sódio e outros ingredientes que não são ótimos para nós. Comer mais frutas e legumes frescos e guardar aquela caixa de macarrão com queijo para raras ocasiões, ajudará a dar ao seu corpo os nutrientes saudáveis de que necessitavi.
- Comer alimentos saudáveis para o intestino:
- A fibra é importante para a saúde intestinal: coma mais verduras, cereais integrais e leguminosas.
- Um intestino saudável pode ajudar o cérebro. Um estudo sugeriu que o estado do microbioma intestinal pode afetar o humor e a função cerebralvii.
- Considere adicionar alimentos probióticos e/ou fermentados à sua dieta como iogurte simples, kefir ou kimchivii.
Mesmo que no futuro a ciência mostre que estes alimentos e nutrientes não afetam diretamente o nosso humor, dar ao seu corpo os nutrientes de que necessita, ao comer de forma mais saudável (juntamente com exercício que gosta de praticar), trará muitos benefíciosx. Faça a ligação entre os alimentos e o seu estado de espírito e poderá descobrir que sentir-se fisicamente bem, leva a sentir-se emocionalmente bem.